14º Fórum das Licenciaturas da UEPG será transmitido on-line pelo canal do Nutead

6 DE DEZEMBRO DE 2022

Nos dias 07 e 08 de dezembro acontece o 14° Fórum das Licenciaturas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) no Centro Integrar, Campus de Uvaranas. O evento também será transmitido simultaneamente, ao vivo, no canal do Youtube do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead). Sob o título "Desafios para a formação de professores em tempos de negacionismo", o Fórum terá mesas-redondas, palestras e atividades.

Com objetivo de proporcionar reflexões e debates sobre a formação de professores no contexto atual, o grupo da Comissão Permanente das Licenciaturas (COPELIC), composto por 14 cursos de licenciaturas presenciais e seis da modalidade EAD, definiu uma temática que melhor representasse o momento vivenciado pela educação no país. “ A educação é direito do/a cidadão/ã e dever do Estado, ou seja, os/as professores/as e pesquisadores/as precisam falar sobre o tema Negacionismo. A universidade e os cursos que formam professores são os maiores interessados em entender esse movimento negacionista”, relata a professora Lucimar Araujo Braga.

A palestra de abertura “Negacionismos e ceticismo: obstáculos epistemológicos na Formação Docente”, será  ministrada pelo professor Carlos Stange, da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), às 19h. No segundo dia, às 15h, a mesa de debate “Desafios para a formação de professores na sociedade” será conduzida pela secretária Educacional da APP-Sindicado, professora Vanda Bandeira Santana. A palestra de encerramento, às 19h, acontecerá com o professor Marcelo Knobel, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que falará sobre "Ciência no combate ao negacionismo”. As apresentações culturais estão programadas para às 18 horas.

As inscrições são gratuitas e  podem ser realizadas durante o evento, com os monitores de cursos, nos encontros presenciais, ou nos links disponibilizados na transmissão  on-line. Mais informações podem ser obtidas no e-mail copelic@uepg.br

Texto: Daniela Borcezi

• (42) 3220-3165 (Online)

• (42) 3220-3165 (Online)